;

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Flaubert Filho anuncia medidas devido à queda do FPM e do Fundeb


Flaubert Filho anuncia devido à queda do FPM e do Fundeb

A diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) levou o prefeito de Viçosa Flaubert Filho a convocar uma reunião com todo o secretariado da prefeitura. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 03, no gabinete do prefeito.

Flaubert Filho iniciou a conversa dizendo que “preferia estar reunido para falar de desenvolvimento, mas o momento é de crise total e precisamos ter pé no chão”.

O gestor informou que teve dificuldade para pagar a folha de pessoal e comércio de agosto.“No mês de agosto, só do FPM tivemos um repasse a menor de R$ 170 mil que o mesmo período do ano anterior”.

Só do recurso do Fundeb a Secretaria Municipal de Educação terá, até o final do ano, uma previsão de queda de aproximadamente R$ 800 mil, o que requer da secretária Ana Paula Calazans Torres um replanejamento das ações que estão sendo realizadas nos setores ligados a educação. Acreditava-se que a educação estava fora da crise, mas agora atingiu todas as áreas.

Outra preocupação do gestor é deixar uma reserva nos cofres públicos para pagamento do 13º salário dos servidores e guardar dinheiro para as contrapartidas dos convênios que já estão em andamento e que vão proporcionar o desenvolvimento do município. Neste momento de intensificação da crise as palavras de ordem são equilíbrio e criatividade.

Em meio a tantas dificuldades financeiras, Flaubert Filho já realizou muito nestes oito meses: pagamento dentro do mês trabalhado, pagamento em dia do comércio, aumento para servidores efetivos da educação, capacitação, festas tradicionais, comemorações, atendimento a vítimas das chuvas, resgate cultural etc.

O prefeito destacou que o Hospital de Viçosa tem uma mega estrutura que atende a demanda da Região do Vale do Paraíba, mas está difícil manter. “Aguardamos ajuda do governo do Estado para colaborar com a manutenção desta estrutura”.

Flaubert Filho também esclareceu que o Festival da Primavera só vai acontecer se tiver respostas positivas dos patrocinadores. “A festa vai ser do tamanho do patrocínio. A prefeitura não tem recurso próprio para bancar este Festival”.

“Quero cortes, mas quero resultados. Não estou mandando parar de trabalhar e sim trabalhar com economia, sem aumentar as despesas. Vamos cortar os excessos e manter os serviços essenciais”, enfocou o prefeito.

Cada secretário vai fazer reunião com sua equipe e propor outras medidas que contribuam com a diminuição de despesas. Como as medidas são emergenciais já entram em vigor hoje.

O presidente da Câmara de Viçosa, José Reinaldo Pedrosa, e outros vereadores acompanharam a reunião e concordaram com os cortes.

O prefeito finalizou a reunião com uma boa notícia: foram concluídos os projetos da planta de execução da Fazenda Santa Ana, onde será conbstruido um conjunto habitacional.

Thácia Simone

Consultora em Comunicação

Prefeitura de Viçosa

0 comentários:

Postar um comentário

Text Widget

 
Notícias - www.vicosanet.com. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.