;

quarta-feira, 28 de março de 2012

Exclusivo: sete políticos estão inelegíveis em Viçosa, entre eles o ex-prefeito Flaubert Torres.






Após o STF ter se manifestado favoravelmente à aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano, sete políticos de Viçosa estão inelegíveis, entre eles três ex-prefeitos, dois ex-secretários e dois atuais vereadores. A Lei da Ficha Limpa prevê a proibição da candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.


Os ex-prefeitos Cicero Ezequiel da Silva, Cícero Biquinho, José Francisco Ferreira de Morais, Deda, e Flavius Flaubert Pimentel Torres, pai do atual prefeito Flaubert Filho, são os antigos administradores do executivo que foram condenados pelo TCU e por tanto estão inelegíveis, por tanto, não podem concorrer nas eleições de 2012. Biquinho foi condenado por desvios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Deda que assumiu após o então prefeito Cícero Biquinho ser afastado, também foi condenado por desvios do FNDE. Já o ex-prefeito Flaubert Torres foi condenado por desvios dos recursos do SUS, dos mais de 154 mil reais repassados, apenas 71 mil tiveram as despesas comprovadas, o resto deveria ter sido devolvido ao Fundo Nacional de Saúde, o que não aconteceu. Os três pegaram oito anos de inelegibilidade.


Dois ex-secretários, um de educação e outro de saúde, envolvidos com os desvios acima, também pegaram oito anos de inelegibilidade. Edmundo Campos Florentino, que foi secretário de educação de Deda e José Petrúcio Bahia Vilela, que foi secretário de Saúde de Flaubert Torres.


Mais recentemente dois atuais vereadores não tiveram as contas da eleição de 2008 aprovadas pelo TSE e por isso estão impossibilitados de disputarem as eleições deste ano. O vereador Carlos Iran de Oliveira Alves (PPL) e Hecílio Correia Oliveira (PPL).


Todos correligionários


Todos esses políticos impossibilitados de concorrer nas eleições de 2012 eram correligionários. Cicero Biquinho e Deda foram eleitos, em 1996, com o total apoio do também condenado ex-prefeito Flaubert Torres. Os dois secretários também foram correligionários e por isso conseguiram os eventuais cargos. Já os dois Vereadores considerados inelegíveis pelo TSE são filiados do mesmo partido do atual prefeito Flaubert Filho (PPL).


0 comentários:

Postar um comentário

Text Widget

 
Notícias - www.vicosanet.com. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.