;

terça-feira, 22 de junho de 2010

Viçosa acumula desabrigados de 2009 e pede socorro


O município de Viçosa, distante 82 km da capital alagoana, é banhado pelo Rio Paraíba e desde sexta-feira, 18, o cenário é de tristeza. O Rio Paraíba transbordou, várias casas foram atingidas e deixou várias famílias desabrigadas. Os números oficiais ainda serão divulgados. Em alguns pontos localizados falta energia elétrica, água potável e duas regiões estão ilhadas, sem nenhuma comunicação. O prefeito Flaubert Filho e sua equipe trabalham sem parar, mas precisam contar com a solidariedade do povo alagoano.

A comunidade quilombola do Gurgumba e a região da Cascuda estão isoladas porque as pontes de acesso caíram. No Gurganema já são 25 casas destruídas. Na Rua Nova metade das residências estão condenadas e os moradores precisam ser acomodados em lugares seguros. A Mata Escura também foi bastante afetada e uma ponte de acesso ao povoado quilombola Sabalangá não resistiu ao volume de água e desabou.

O nível do Rio Paraíba baixou, mas a Prefeitura aguarda informações oficiais da Defesa Civil para se preparar ainda mais. Inicialmente o prefeito Flaubert Filho acomodou os desabrigados em quatro escolas e duas creches. Ainda tem muitas pessoas nas casas de amigos.

O Decreto de Emergência e Calamidade Pública de Viçosa foi publicado na edição desta segunda-feira, no Diário Oficial do Estado. Nestes primeiros momentos a Prefeitura busca acomodar a população desabrigada, tem fornecido cestas básicas e está na fase de limpeza da cidade, que acumula muita lama contaminada.

Flaubert Filho está bastante preocupado porque ele ainda tem desabrigados das enchentes do ano anterior. “Sozinho eu não tenho como recuperar a cidade. Preciso de ajuda do governo Estadual e Federal. A burocracia do governo federal impossibilita atender a demanda de desabrigados. Acumulei desabrigados do ano passado, que continuam no Estádio Teotônio Vilela. Entreguei 63 casas ano passado, mas foram construídas com recursos próprios. Em um ano e meio de gestão eu já presenciei duas enchentes em meio a uma crise financeira. Não é fácil”.

PARA VISUALIZAR A GALERIA COMPLETA DE FOTOS! CLIQUE AQUI




A população precisa de ajuda. Colabore doando roupas, alimentos, cobertores, colchões e agasalhos.

PONTOS DE ENTREGA –

- 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, Km 14, Tabuleiro dos Martins, próximo a PRF, 3315-2900 / 3315-2905.

- Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N, 3315-2400.

- Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara, 3315-9852.

- Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra, 3315-2830.

- Defesa Civil Estadual (CEDEC) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra, 3315-2822.

- Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal, próximo a Braskem, 3315-2845.

VIÇOSA: Prefeitura Municipal

Fonte: Ascom Prefeitura de Viçosa

0 comentários:

Postar um comentário

Text Widget

 
Notícias - www.vicosanet.com. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.